segunda-feira, 3 de agosto de 2015

SONHAR

SONHAR

Sonhar é preciso, os sonhos trazem ocasiões mágicas, tão rápidas, muitas vezes  alegres, iluminadas, boas ou não; Eles tem o poder de transportar a gente e levar até as  pessoas queridas que já faleceram e que nos fazem muita falta,  muita saudade e que este encontro só seria de novo possível, com o nosso retorno ao plano celestial, segundo  os estudiosos místicos, mas independente disso ou não, tem o poder de nos colocar frente a frente a estas, por alguns instantes com muita magia e mistérios.

    Leva-nos ainda ao encontro  de alguém que tanto amamos e não podemos  mais estar  juntos devido aos desencontros do coração e das afinidades, mas nos dá a chance de um novo encontro para aliviar a dor e a saudade que tanto sentimos;  através de um afeto, um beijo, um abraço ou até mesmo uma relação mais profunda que jamais esperávamos. 


    Faz a gente voar, viajar por lugares,  mundos desconhecidos, encontrar pessoas que jamais vimos,  mas que pareciam serem pessoas nossas e que já havíamos convivido antes, bastante familiares;  processo misterioso que envolve a curiosidade e devaneios, um estágio de grande prazer, de grande emoção. Dura pouco, o suficiente para acordarmos pensativos  ou felizes, aliviados e abastecidos para continuarmos a nossa caminhada, rumo a felicidade desejada. 

domingo, 2 de agosto de 2015

Acróstico (Hélio Santos)





Acróstico (Hélio Santos)

Hoje acordei e veio em mente  um erário,
Era tão ditoso, parecia o Heráldico, o bravo.
Levemente abri  os olhos e logo
Imaginei quem poderia ser, não hesitei, era mesmo,
O meu grande amigo, também um cavalheiro de porte.

Sombrio ele o é,  como as sombras das árvores,
Amoroso e bom, como as mais pudicas criaturas
Nobre como o dito cavalheiro acima citado
Tesouro que ainda está escondido para muitos
Orgulho e símbolo vivo da nossa terra,
Senhoril , querido por mim, este grande ser,  impoluto e amado.

José Maria de Oliveira

Aracati, 24 de novembro de 2014

TEMPO NO MEU PENSAR



O  tempo não deixa marcas, e sim, documentários alegres ou tristes, gravados com sangue nas páginas do livro vivo, fechado e guardado a sete chaves dentro das paredes vermelhas dos nossos corações.

José Maria de Oliveira 

COMO SE TORNAR UM IMORTAL E SUA IMPORTÂNCIA

IMORTAIS

Os imortais são escolhidos mediante eleição por escrutínio secreto. Quando um Acadêmico falece, a cadeira é declarada vaga na Sessão de Saudade, e a partir de então os interessados dispõem de um mês para se candidatarem, através de carta enviada ao Presidente. A eleição transcorre três meses após a declaração da vaga.
A posse é marcada de comum acordo entre o novo Acadêmico e o escolhido para recepcioná-lo. De praxe, o vistoso fardão é oferecido pelo Governo do Estado natal do Acadêmico.

Machado de Assis alcançou o patamar da permanência pois, simultaneamente, é um sutil e autêntico intérprete do seu tempo; instiga constantes e distintas interpretações da sua obra, no Brasil e no mundo e é lido de geração em geração porque na criativa polivalência do seu texto literário cada época e seus distintos públicos nele encontram a fruição das suas necessidades de expressão.


A importância - Uma Academia de Letras é, possivelmente, a maior referência no mundo cultural de uma cidade, de um estado e de um país, posto que simboliza o lastro cultural de um povo. Tem o condão de desabrochar aspirações, e de estimular o desenvolvimento da literatura, além de premiar os méritos dos seus mais destacados cultores das letras.

Confrade (Colega, camarada, companheiro/a)




RESGATE


 Mãos benditas, mãos sagradas, mãos que delas saem amor, carinho e a certeza do bem estar. Obrigado Deus!!!

domingo, 28 de junho de 2015

IMAGEM DE MULHER


Imagem de mulher

No negro vivo aceso da noite,
Com dificuldade, vi refletir
Numa poça d’agua,
A imagem de uma mulher.
Com o rajar do vento,
Ela se mexia,
Como se dançasse
Ao som de uma orquestra.
Era como uma deusa...
Linda... uma linda mulher.
Nas rajadas brandas do vento,
Cachos de cabelos dourados
Balançavam, cobrindo seu semblante.
Dificultava-me enxergar...
Era muito escuro;
No lusco-fusco da noite,
A brisa suave,
Arejava minha visão.
Meu coração disparava
Por tanta felicidade
Ao descobrir,
Que aquela imagem,
Aquele formato,
Era do rosto...
Do rosto da mulher,
Que me fez viver,
Que a fiz sofrer,
Por não saber entender
O seu me querer.
Tudo se foi,
O vento levou,
O tempo andou,
O amor se ocultou,
Como um vulcão que dormiu.
Saiba meu amor, que também sofri,
Por não ter te pedido desculpas,
Por não ter te pedido perdão,
Por tanta ingratidão
Que a ti causei.
Retratando-me nestes versos,
O que sempre quis...
Aqui estou,
Meu eterno amor,
A te pedir perdão
Como um homem que errou,
Que a vida ensinou,
Que somos imperfeitos
Que não se maltrata uma flor,
Nem um amado amor.


segunda-feira, 15 de junho de 2015

SONHOS


SONHOS
Ó amor... as tuas quimeras são ideias claras
Sonhos ricos que insistem te lembrar 
O calhar dos nossos dias nas clareiras
Das promessas difíceis de quebrar.
Ó amor... tens no falar uma clareza
Que me deixas com anseio de te amar
Tuas palavras são ricas de beleza
Quero-te amor... vem voando me acalmar.
Ó amor... só nos teus braços me acalento 
O teu calor, me faz te desejar, 
Nas frias noites, aleitado ao relento.
Ó amor... nossa fábula viverá , 
Nos dias claros ou nas noites de luar
Na luz da lua, ela sempre se erguerá.